Delegação catarinense se destaca no XV Congresso Nacional Constituinte da Autorreforma do PSB


O PSB realizou um grande Congresso Nacional nos dias 28, 29 e 30 de abril, que contou com a com a participação de cerca de 900 socialistas, que aprovaram o novo Manifesto do PSB e por aclamação reelegeram, a chapa única e o atual presidente Carlos Siqueira para o triênio 2022-2024.


A abertura do Congresso foi marcante, na mesa, o presidente nacional Carlos Siqueira, presidentes/as de todos os segmentos do partido, e representando os presidentes estaduais Claudio Vignatti, presidente do PSB SC.



Também participaram da mesa o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e dos governadores Carlos Brandão, Paulo Câmara, Renato Casagrande e João Azevêdo, dos Estados do Maranhão, Pernambuco, Espírito Santo e Paraíba, respectivamente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.


Em sua fala, Siqueira disse que jovens, mulheres, homens, todos e todas devem se unir em defesa da democracia, da liberdade e do socialismo. Ressaltou que "essa eleição será a mais importante das nossas vidas. Ou fazemos uma boa eleição, ou perdemos aquilo que chamamos de liberdade e democracia".


O presidente reforçou a importância da presença de todos os segmentos do PSB, que devem ser feitos não para dentro do partido, mas para fora, para que possam influir na sociedade, fazer ressoar na sociedade nossas bandeiras e nossas lutas.


Os socialistas Catarinenses participaram do Congresso e se destacaram por sua atuação no evento. Na frente da organização da delegação de SC esteve o Presidente do partido Claudio Vignatti (Pré-candidato a Deputado Federal), que junto as lideranças locais, promoveu mais de 60 congressos municipais.




Foi aprovado o novo Manifesto do PSB, em substituição ao de 1947, e o programa partidário com as contribuições de militantes, filiados e da sociedade civil durante o processo de Autorreforma iniciado em 2019.


O documento, vai orientar ações e políticas do PSB daqui pra frente, está dividido em cinco eixos temáticos: Reforma do Estado; Economia: prosperidade, igualdade e sustentabilidade; Desenvolvimento sustentável e economia verde; Políticas sociais e cidades criativas; e Socialismo criativo, democracia e o partido que queremos. Ideias do programa serão apresentadas como contribuições para o plano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva.


Graciela Caino - Assessoria de Comunicação PSB SC