Congresso Estadual do PSB SC - Saiba como foi!

Atualizado: 23 de abr.




PSB mostra força, faz grande congresso e consolida filiação de Dário Berger: “Chego para ser o candidato a Governador”


A manhã deste 12 de março foi histórica para o PSB de Santa Catarina, que reuniu mais de 300 pessoas em seu Congresso Estadual na Assembleia Legislativa. Na abertura marcada pela presença dos presidentes de oito legendas partidárias (PSB, PDT, PT, PCdoB, Solidariedade, PSol, Rede e PV), o Senador Dário Berger confirmou sua filiação à sigla e afirmou que chega ao partido para ser o candidato ao Governador do Estado. “A população brasileira precisa de resgate da sua autoestima, com a geração de emprego, renda, desenvolvimento econômico e social. Caminharemos juntos, com o mesmo objetivo e na mesma direção, reformar o que precisa ser reformado e construir o que precisa ser construído, SC e o Brasil tem pressa” disse o Senador, que anunciou que sua filiação ao PSB será num evento em SP, junto a adesão de Geraldo Alckmim que deve se filiar ao PSB para ser o vice de Lula (PT).


A mesa de abertura teve a participação de grandes lideranças políticas que estão construindo a frente democrática por SC: Senador Dário Berger, Claudio Vignatti – Presidente Estadual do PSB e pré candidato a Deputado Federal, Secretária Nacional de Mulheres do PSB Dora Pires, Manoel Dias – Vice Presidente Nacional e Presidente Estadual do PDT, Décio Lima – Presidente Estadual do PT, Guaraci Fagundes – Presidente Estadual do PV, Douglas Mattos – Presidente Estadual do PCdoB, João de Deus – Presidente Estadual da Rede, Afrânio Boppré – representando o Presidente Estadual do PSOL Mario Dutra, Osvaldo Mafra- Presidente Estadual do Solidariedade, Ex Governador de SC Paulo Afonso, Marcilei Vignatti – Vereadora de Chapecó e Presidente da ACAMOSC, representando todos os vereadores do PSB e Rosenvaldo Junior – Prefeito de Imbituba, representando os prefeitos e vice-prefeitos do PSB, o presidente municipal do PSB na Capital, Homero Gomes, entre outros quadros importantes dentro do PSB SC.


No ato político, falas marcantes sobre o cenário atual da política brasileira com o governo de retrocessos, negacionismo, autoritarismo e que ameaça a democracia, de Jair Bolsonaro. A construção de uma grande frente unificada foi unânime entre as lideranças. A missão é derrotar o projeto fascista que se instalou no Brasil, nesta eleição, que já é considerada a mais importante da história recente.



Dora Pires secretária nacional das mulheres do PSB abriu as falas ressaltando que vivemos um momento de reconstrução, de união e mencionou a dificuldade das mulheres em ocupar os espaços da política, mas que a afirmação de que as mulheres não votam em mulheres é falácia de homens para nos desunir.


Em pronunciamento virtual Carlos Siqueira, Presidente Nacional do PSB elogiou a gestão de Claudio Vignatti à frente da sigla. “O PSB de SC está em boas mãos, foi uma sucessão de fracassos e agora está tomando o rumo adequado, alinhado as políticas libertárias do PSB. O Ex Deputado Federal Beto Albuquerque, disse que nessas eleições, possamos em SC construir a defesa dos que mais precisam, do cidadão catarinense. “Vamos derrotar o atraso, os retrocessos e o negacionismo, avançar no progresso e no desenvolvimento sustentável”, pontuou.


O Deputado Federal Marcelo Freixo também virtualmente, parabenizou o PSB SC e afirmou que o partido vai cumprir um papel importante nessa eleição de 2022, com a defesa da manutenção da democracia e a consolidação da sociedade mais justa para brasileiras e brasileiros.


Décio Lima, Presidente Estadual do PT disse que o lugar de Dário é no PSB porque seu coração sempre foi nosso. “Estamos esperando você nesta empreitada, não podemos nos submeter ao luxo das nossas diferenças, vemos claramente o que estamos vivendo no pais em SC. O Brasil está polarizado, ódio e amor, autoritarismo e democracia, nesse momento histórico do PSB de Ariano Suassuna, unidos, somos alternativa de poder em SC. Podemos protagonizar as eleições, estar no segundo turno, trilhar o caminho do amor e da esperança para o povo brasileiro”.


Afrânio Boppré disse que não podemos subestimar as forças fascistas, e citou trecho da frase de Suassuna que diz que precisamos ser realistas esperançosos. Ele ressaltou que a unidade vista hoje no Congresso do PSB é a bandeira da esperança.

A vereadora de Chapecó Marcilei Vignatti disse a Dario Berger que o partido está de coração aberto para recebê-lo. Ao falar do marido Claudio Vignatti, Marcilei diz que ele é sujeito sem preguiça, aglutinador, que tem projetos e valoriza as lideranças. “São 80 diretórios novos no PSB SC, congressos em 64 municípios, chegamos aqui com pauta política, sabendo para onde queremos ir, com força. Estamos juntos na luta e na vida”. Ela disse ainda que PSB vai oferecer a SC as melhores lideranças nessas eleições com o nosso projeto SC Potência Criativa, essa luta está só começando. Ela termina com Lula presidente e o Governo do estado com o PSB.


O ex Governador de SC Paulo Afonso destacou a revitalização e a reconstrução do partido em SC. “Nunca imaginei que neste quadrante da vida a gente ia voltar a tratar dos mesmos temas que usamos no passado - a defesa da democracia e contra o fascismo. Se pensei em parar hoje não posso fazê-lo, pela história de tantos que entregaram suas vidas pelo Brasil. Ao contrário das eleições dos últimos 40 anos, essas é a eleição da disputa da civilização contra a barbárie. Todas as diferenças são picuinhas, são desprezíveis diante do que estamos vivendo. Ele disse que em outubro vai votar por um país feliz de novo.





Em seu pronunciamento Claudio Vignatti disse que o partido quer trabalhar por um projeto forte e consistente para governar Santa Catarina. “Queremos restabelecer a verdadeira democracia, não concordamos com esse governo federal desastroso. Santa Catarina quer de volta os diretos e o respeito a toda a diversidade da sociedade. O PSB constrói a unidade política de uma frente partidária para a verdadeira mudança. Uma unidade que faz crescer a nossa força e compromisso com a pauta de transformação brasileira. O Congresso Estadual do PSB hoje, foi uma demonstração de nossa unidade, com a presença de outras siglas e da nossa força, com a representação de todas as regiões catarinenses e segmentos”.


Recebemos o senador Dario Berger, a quem acolhemos de coração aberto para construir sua candidatura ao governo do Estado. Juntos, vamos erguer a bandeira para que o presidente Lula seja reconhecido e conduzido à presidente do Brasil, finalizou Vignatti.


Foram eleitos os seguintes membros para o diretório:


COMISSÃO EXECUTIVA

Claudio Antônio Vignatti

Juliano Duarte Campos

Rosenvaldo da Silva Júnior

Rodrigo Meyer Bornholdt

Fábio André Brezola

Thiago Meneghel Rodrigues

Claudia Buss

Serli Dias dos Santos

Marcelo Silveira Formiga

Adriane Martins Luiz

Francine Canto

Fernando Torquato Silveira

Caren Machado

Gregório Andres dos Santos

Luiz Otavio Barandina da Silva

Leonardo Contin da Costa

Margareth Hernandes

Pierre Silveira

Paulo Roberto Weiss


MEMBROS TITULARES

Beatriz da Silva Vargas

Ellen Prim

Eloi Tessing

Fernando Scheeffer

Gelson Albuqueque

Jean Ricardo Antunes

Luciana Alves Selliach Da Silva

Luiz Rogerio da Silva

Marcilei Andrea Pezenatto Vignatti

Renato Carlos de Figueiredo

Ricardo Thomé

Sabino Bussanello

Sirlei da Silva Rodrigues

Thais Fettback

Walter Chappo

Wandergell Lins Fernandez Leiroza

MEMBROS SUPLEMENTES Aldir Dourival Rosa

Carla Schetter

Edson Adilio Malacarne De Oliveira

Israel Rocha Borba

Leandro Arcangelo Longo

Mauricio Poli

Valter Pereira da Silva

Paulo Roberto Arenhart

Sandra Mara Candido Pagnoncelli


​CONSELHO FISCAL

Manoel Marcelo da Cunha

Elisa Fani Bayestorf

Eduarda Cunda Medeiros

Suplentes

Luis Carlos Verdieri

Cristiano Roberto Vieira de Figueiredo

Jair Luiz Balbinot


COMISSÃO DE ÉTICA

Elizete Lanzoni Alves

Lisete Terezinha Assen de Oliveira

Felipa Rafaela Amadigi

Suplentes

Loiva Maria Reina Verdieri

Leonardo da Silva Luiz

Simone Amaral Martins Figueiredo


Foram eleitos também os delegados ao Congresso Nacional Constituinte da Autorreforma do PSB:


DELEGADOS

Caren Machado

Claudia Buss Claudio Vignatti

Fábio André Brezola

Francine Canto

Homero Gomes

Juliano Duarte Campos

Luiz Otavio Barandina da Silva

Rodrigo Meyer Bornholdt

Rosenvaldo da Silva Júnior

DELEGADOS SUPLENTES Antonio Carlos da Silveira Junior

Arnaldo Zimmermann

Belini Meurer

Eliane Aparecida Ramos

Israel Rocha

Karine Campos

Marcelo Formiga

Marcilei Andrea Pezenatto Vignatti

Sabino Bussanello Paulo Weiss


No segundo momento do Congresso ocorreu o debate sobre a conjuntura política e as eleições 2022, autorreforma, SC potência criativa e a realização do Congresso dos setoriais de mulheres, juventude, negritude, LGBTQIA+ e MPS.