Lideranças do PSB SC seguem para Congresso Nacional do partido



A partir de amanhã, 28, até o dia 30 os socialistas Catarinenses do PSB participarão do XV Congresso Nacional do partido, que acontece em Brasília. Na frente da organização da delegação de SC está o Presidente do partido Claudio Vignatti (Pré-candidato a Deputado Federal), que junto as lideranças locais, promoveu mais de 60 congressos municipais.


Em março o partido realizou seu Congresso Estadual em Florianópolis, onde foram eleitos 10 delegados gerais, e os delegados dos segmentos (mulheres, LGBTIQA+, negritude, inclusão, juventude, MPS – Movimento Popular Socialista e SSB - Sindicalismo Socialista Brasileiro) que também farão seus congressos simultaneamente.


Este ano, o evento se transformará no Congresso Constituinte da Autorreforma, processo pelo qual o partido se propôs a rever o seu programa interno e pensar novas soluções a partir do socialismo moderno em busca de soluções para os desafios do país. A abertura contará com a presença do Ex-Presidente Lula, do Ex-Governador Geraldo Alckmin, Senador Dário Berger e demais lideranças políticas de várias siglas partidárias.


Durante o Congresso, seis grupos de trabalho se debruçarão sobre o Livro 6 da Autorreforma. O documento traz as teses já consolidadas do Livro 5 e acrescenta as contribuições dos congressos estaduais, segmentos organizados e proposições individuais de militantes e cidadãos da sociedade civil. A estimativa é que o Livro 6 reúna 500 teses, no total. Os socialistas contribuíram em peso com a Autorreforma durante a realização dos congressos estaduais.


Como não podia ser diferente, o projeto político do PSB e as eleições deste ano estão entre as principais pautas do evento. No mesmo evento, os socialistas vão eleger também o novo Diretório Nacional e os conselhos de Ética e Fiscal.


*Na foto, a delegação que partiu de Florianópolis.